quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Fases como a lua




Fases...

Tenho fases, como a lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua,
tenho outras de ser sozinha

Fases que vão e que vêm,
no secreto calendário
que um astrólogo arbitrário
inventou para meu uso.

E roda a melancolia
seu interminável fuso!
Não me encontro com ninguém
(tenho fases, como a lua...)
No dia de alguém ser meu
não é dia de eu ser sua...
E, quando chega esse dia,
o outro desapareceu...

Cecília Meireles


Ultimamente tenho caminhado como este poema, alternando minha existência entre fases que não demoram um longo período,mas que influenciam constantemente as marés do meu humor. Não sei se sempre fui assim ou me deixei influenciar pelos acontecimentos, que teimam em suscitar entre felicidade e tristeza sem fim. Ando meio assim... entre o mundo e as verdades dentro de mim.

Confesso que andar no mundo me permite sentir outras emoções, me encontrar em outros mundos, ter novos pontos de vista. Mas, quando estou dentro consigo ouvir a mim, me perder e me afastar de tudo aquilo que fere minha retina.

Andar em solidão abre as portas para o quarto bagunçado e escuro de minha alma. Entretanto, andar pelo mundo me permite abrir minhas janelas e deixar a luz entrar iluminando tudo.

E é justamente quando as janelas se abrem que sentimos vontade de gostar de alguém, de não ser só o tempo inteiro. Tenho sentido essa vontade estranha----nem tão estranha assim--- gostar de alguém. Se preocupar, ter pra quem ligar, com quem conversar, alguém em quem pensar e principalmente alguém com quem aprender a aceitar as diferenças, discordar e continuar gostando do mesmo jeitinho, as vezes até mais.

De certo, não me refiro a esse gostar egoísta que tenho visto pelos caminhos que tenho andado...Eu quero a liberdade da lua que brilha mesmo sem o sol. Não quero depender de um status no orkut para me sentir amada ou de declarações de amor para me sentir importante. "Quero um amor maior", que não seja maior que eu ou do que eu possa ser. Apenas seja, sem compromisso ou amarras que lhe prendam ao chão. Porque eu tenho fases como a lua. Fases de andar sozinha e fases de andar pela rua...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Term of Use

Observar é interessante, comentar é obrigatório

Breves linhas

“Seja você quem for, agora, segurando a minha mão, sem uma coisa há de ser tudo inútil_ é um leal aviso que lhe dou, antes que continue a me tentar_ não sou aquele que você imagina, mas muito diferente. “ ---Walt Whitman----